Quatro Estações Num Dia – Acústicas (EP • 2021)

by João da Ilha

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €5 EUR  or more

     

1.
Música e letra: João da Ilha Sabe bem ver o luar, ter aqui o teu lugar, e viver: Um mundo só meu! Bolinar no arraial, encostar o corpo ao sal, e dizer: Que o mundo é teu! Ter o mar na minha mão, ter na boca a canção, e entoar: Viva o lume no chão – p'ra saltar! E este tempo, que muda, a toda a hora Fico atento, e detido na janela O verão agora, quero ir lá para fora! Sabe bem ter o amor, pele molhada do calor, e viver: O tempo que já não vem. Vaguear nos teus sinais, pedir contas é demais, e dizer: O tempo é de quem tem. Ter o ar a encher o peito, ter na boca um aceito, e cantar: Quero o lume no chão – p'ra saltar! Sabe bem o colorir, muitos olhos a sorrir, e viver: Um mundo de afeto! Encontrar os ombros teus, na difícil hora do adeus, e dizer: É bom ter-te por perto. Ter o verde nos sentidos, ter na boca os rugidos, e gritar: Viva o lume no chão – p'ra saltar!
2.
Música: João da Ilha; Letra: Carla Ferreira Enfrento estas mudanças, Das árvores que não plantei Tão de repente desnudadas, Nova estação viverei Quando a aurora chegar, Pela luz fria já passei E selo com lacre de cera, Os frutos que colherei Deixa lá as folhas irem Como a água de um rio Com a languidez dos dias Espero a alma que floriu Sou, um espírito cansado, Sedento de transformação De vinho eu sou regado, Sou tempo de reflexão Venham colheitas e ócio, Do que já amadureceu Vem ser o meu equinócio, Posso ser árvore do céu. Vem ser tudo, vem ser tudo, numa centelha de vida, vem ser tudo.
3.
Música e letra: João da Ilha No inverno não sou eu, mas sou eu... Com tudo o que a vida me deu Um peso imenso que me pesa, mas só pesa... O peso que penso pesar E o temporal que não deixa sair, Estou macambúzio não quero sorrir, E estou, e estou, num mar de esperança Quase a partir No inverno eu hiberno Urso-pardo com a moleza O que é certo fica incerto Usurpado p'la incerteza Bebo a espera no copo da quadra, não enquadra... O quadro que quero enquadrar Remo o barco que me leva, mas não remo... A leva que quero levar
4.
Música e letra: João da Ilha Olha em teu redor, vê tudo a florir, É a Primavera! Quando tudo é seu, ela vem a sorrir, e diz: Ai quem me dera! Voltar no Verão, viver no Outono, dormir no Inverno. Dançar no Verão, cair no Outono, deitar no Inverno. Olha em teu redor, vê tudo a florir, É a Primavera! Quando tudo é seu, lá vem a sorrir e diz: Ai quem me dera! Lá vem ela então, o vestido é de flor, E põe-se à janela. Ela olha com atenção, espreita em seu redor, e quer: Tudo só para ela – p'ra poder: Voltar no Verão, viver no Outono, dormir no Inverno. Dançar no Verão, cair no Outono, deitar no Inverno. Casar no Verão, sair no Outono, sumir no Inverno. Olha em teu redor, vê tudo a florir, É a Primavera! E as outras estações, teimam em partir, Roubam o que é dela... Quando tudo é seu, lá vem a sorrir e diz: Ai quem me dera... Um dia só para mim!

about

''Quatro Estações Num Dia'' é inspirado numa vivência plena de açorianidade, passível de ser experienciada em qualquer das nove ilhas do arquipélago dos Açores.

Aqui nestas canções, conseguimos sentir a singularidade da vivência e da condição de ser ilhéu, numa expressividade emocional que se altera como as quatro estações do ano mas apenas num dia, manifestando toda a ambivalência e amplitude de sentimentos, que só ali no meio do profundo oceano Atlântico, num pedaço de terra erguido sobre a lava de um vulcão adormecido, se sente.

Este EP é constituído pelas versões acústicas do EP original, consistindo numa abordagem mais crua e mais próxima das composições na sua génese, contanto com a colaboração de quatro experientes músicos terceirenses: Nuno Pinheiro, Paulo Cunha, Timmy Lima, e Evandro Meneses.

credits

released September 8, 2021

.
Créditos:

Composição, voz, guitarras acústicas, guitalele • João da Ilha
www.facebook.com/joaodailha

"Outonal Constatação"
Contrabaixo • Paulo Cunha
www.facebook.com/PauloJCunha

"O Verão Agora"
Percussão • Nuno Pinheiro
www.facebook.com/nuno.pinheiro.1276

"A Primavera Em Teu Redor"
Viola da Terra • Evandro Meneses
www.facebook.com/evandromeneses.96

"No Inverno Hiberno"
Guitarra 'Resonator' • Timothy Lima
www.facebook.com/timothy.lima

Gravação, mistura e master áudio • João Mendes
www.facebook.com/joao.mendes.14289
www.facebook.com/soundivision
Arte Gráfica • Maryori Garcia Ramírez
www.facebook.com/maryori.g.ramirez.1
Fotografia • Timothy Lima
www.facebook.com/timothylimaphotos

© 2021 • João da Ilha

license

all rights reserved

tags

about

João da Ilha Azores, Portugal

Nos Açores temos as ''Quatro Estações Num Dia''.

Nasci na Ilha Terceira. Vivi em Setúbal.
Voltei à Ilha.

EP 'Remisturadas' a 19/Nov./2021

contact / help

Contact João da Ilha

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

João da Ilha recommends:

If you like João da Ilha, you may also like: